Header Ads

Amizade sufocante

Quantos aí têm bons amigos?
É... Ter amigos é uma dádiva...

Mas não é fácil encontrar bons amigos hoje em dia...
Já se decepcionou com algum amigo ou amiga?

E quando contamos algo bem pessoal para nosso melhor amigo e esqueceram de nos avisar que nosso melhor amigo tem outro melhor amigo, que tem outro melhor amigo e que tem outro melhor amigo?
De repente um assunto bem pessoal e intransferível passa a ser do conhecimento de toda a torcida do Flamengo.

Que decepção!
Mas esse tema já foi abordado por aqui... Amizade Traíra

Quero falar sobre amizades que sufocam...

O verdadeiro amigo sabe respeitar os limites do outro!

Ser e ter amigos não significa perder totalmente a individualidade e aceitar tudo o que o outro quer e deseja fazer!

Por favor, não venha respirar no mesmo balão de oxigênio que eu!
Amizades também precisa ter alguns limites!

Vou dar um exemplo que aconteceu comigo...

Existia uma pessoa... (Ai que história trágica!)
Esse ser humano me procurou para conversar um problema pessoal. Logo, por não negar atenção a ninguém, parei para ouvir, ouvir, ouvir e ouvir. Misericórdia! (As vezes acho que deveria ganhar o prêmio Nobel da paciência!)

Mesmo apesar de tudo, até aí estava tudo bem! A conversa foi bem proveitosa. O ser humano em questão queria alguém para conversar. Eu até disse: "Pode contar comigo!". Mas não sabia que uma simples frase me renderia tantos problemas...

No dia seguinte, o ser humano, de alguma forma que desconheço, conseguiu meus telefones e me ligou bem cedo, me agradecendo pela conversa. Disse também que Deus havia me colocado, de uma forma sobrenatural, angelical, performática e espiritual na sua vida.
Esse "papinho" durou, nada mais nada menos que trinta minutos...

Eu até disse: "Não gosto de falar ao telefone, pois para mim, telefone serve para recados rápidos!"

Mas falando isso, eu esqueci que comunicação nem sempre é o que você fala, mas também é o que os outros interpretam. E o ser humano em questão, entendeu tudo errado... Na verdade, o que eu queria era encurtar o assunto. Mas eu ouvi o seguinte: "Que bom que quer conversar pessoalmente! Então vamos marcar logo"
Mesmo sendo claro, fiquei no escuro com tudo isso... rsrs

A partir daí vivi "uma perseguição implacável". Misericórdia!

Galera, sei que a Bíblia diz para "alargar o espaço da sua tenda" mas, por favor, não no meu quintalzinho!

Se você não quer ser sufocado por uma amizade ou ser sufocante, aqui vão alguns conselhos práticos:

1) Seja autêntico com seus amigos! Você não tem a obrigação de fazer tudo o que ele ou ela quer que você faça! O verdadeiro amigo respeita seu ponto de vista!

2) Imponha limites. Diga o que você gosta e o que não gosta. Já vi boas amizades acabarem por falta de limites... Se seu amigo fizer uma brincadeira que não gostou, não deixe de dizer que não gostou apenas para agradá-lo. Isso pode minar aos poucos uma amizade!

3) Não cobre atenção do seu amigo! Isso é muito ruim. Frases do tipo: "Você nem me ligou hoje!" e "Você foi ao cinema e nem me chamou!", não são legais numa amizade.

Amizade verdadeira não sufoca, não oprime. A amizade de verdade constrói, potencializa e engrandece.
Tenhamos o cuidado de não sufocar nossos amigos!
Use de bom senso e perceba quando está causando constrangimento ou enchendo a paciência do outro. Isso se chama popularmente de simancol ou unção de simancol. Receba! rsrs

Valeu, galera!

Image and video hosting by TinyPic

7 comentários:

  1. É, eu to sofrendo um pouco com isso. Nunca tinha vivido nada parecido antes (não que eu lembre, pelo menos). Eu gosto muito muito da minha amiga, mas as vezes ela acaba me sufocando um pouco. Ela cobra atenção demais... Nós estudamos juntas na faculdade... Mas quando eu ficava um dia sem falar com ela na internet, ela já vinha toda brava no outro dia "Ah, sumiu foi?". Se tinha um feriado ou uma coisa, e eu não falasse com ela, ela ficava brava... Ela também tem "ciúmes" quando eu me aproximo de outras pessoas. Ela sempre também fica com uns dramas sem motivos "Ah, vc não gosta de mim", "Ah, vc não quer saber de mim". Sou a pessoa mais calma do mundo, mas isso me tira a paciência... Lógico que eu não externo essa falta de paciência pq não quero magoá-la, mas me sinto completamente angustiada. Odeio quando me cobram atenção, odeio me sentir pressionada, odeio dramas descenessários... Se fizerem isso comigo, é pior, porque parece que é o instinto, eu vou me fechando cada vez mais. Por exemplo, eu já evito falar com ela na internet e essas coisas o tempo todo, pra não "viciar" ela, e acho que tá resolvendo... Aos poucos, eu acho que eu tô impondo os meus limites. Eu não gosto de amizade muito grudenta, acho que isso é algo pessoal... eu gosto de me sentir uma pessoa livre, gosto até de ficar sozinha as vezes. Espero que Deus me ajude a lidar com essa situação! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pelo mesmo problema. ..
      Mas só que ao contrário, eu que sufoco minha amiga não sei mas não faço por mal. .
      Ela já até me excluiu do face e eu com raiva exclui ela do zap.
      Mas acho ela muito fria e pouco compreensiva. .
      Vou me afastar dela pois vejo pouco caso dela com minha pessoa.

      Excluir
  2. Ė muito sufocante ser sufocado seja comfor .

    ResponderExcluir
  3. ISSO JA ACONTECEU COMIGO UMA AMIGA ME ALUGAVA VINTE QUATRO HORAS POR DIA ME LIGAVA DE MADRUGADA TIPO AS TRES DA MANHA GRITANDO BERRANDO CHORANDO PORQUE TINHA BRIGADO COM O MARIDO LIGAVA DE MANHAS AS SEIS A TARDE A NOITE ENFIM O DIA TODO ISSO QUANDO NAO VINHA PRA MINHA CASA CHORAR EU JA ESTAVA CHEIA DE PROBLEMAS MAS NAO SOU ASSIM MEUS PROBLEMAS RESOLVO EU RESOLVI DAR UM GELO ATE PORQUE QUERIA UM TEMPO PARA FICAR SOZINHA COM OS MEUS PROBLEMAS . ELA FICOU COM RAIVINHA ENGRAÇADO NE PORQUE EU DEVERIA VIVER OS PROBLEMAS DELA QUANDO EU TINHA OS MEUS E ELA NAO TEVE A CAPACIDADE DE COMPREENDER Q EU ESTAVA SOFRENDO COM OS MEUS; EGOISMO E EU NAO FICAVA ENCHENDO O SACO DELA E AGORA ELA VIVE POSTANDO NO FACEBOOK ESSAS SAO MINHAS AMIGAS VERDADIRAS SER AMIGO TAMBEM E DAR UM TEMPO PARA O OUTRO VIVER SUA PROPRIA VIDA CANSEI

    ResponderExcluir
  4. Estou passando por isso também. A pessoa manda mil mensagens por dia... aii Jesus, que chato isso...

    ResponderExcluir
  5. Olá. Interessante o texto e olha que não passei por aqui por acaso. Estou, nesse momento, a ser sugada por uma "amizade" desse tipo. Conheci uma pessoa Há bem pouco tempo, é mãe solteira como eu e temos praticamente a mesma idade. Desde que ela me conheceu que não me largou. Liga-me a toda hora para ir ter com ela, se não atender o telefone ela chega a ligar para mim 20 vezes. Conheci-a Há tão pouco tempo que nem posso dizer se é realmente uma amizade, Não gosto de me sentir sufocada nos relacionamentos. Ela me sufoca....quer que eu esteja com ela sempre. Liga para perguntar onde estou, que ando a fazer. se fosse amiga mesmo já tinha conversado com ela mas eu não tenho paciência para ensinar limites a alguém que tem a mesma idade que eu. Acho que todos temos direito ao nosso espaço e há limites que nunca deveriam ser ultrapassados. Não me parece que seja o tipo de pessoa que entenda por isso vou dar gelo mesmo e começar a desligar-me aos poucos amizades assim não quero.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.