Header Ads

Música secular - Esta bosta me faz mal!

Antes de mais nada, quero dizer que ninguém tem a obrigação de pensar com eu. Ou sequer quero dizer que se alguém pensa diferente está errado!
Esse é um espaço pra abrir também uma discussão (no bom sentido da palavra...). Portanto, comente deixando sua opinião.

O termo "Música do mundo", significa Música Secular. Apenas coloquei desta forma, pois é assim que alguns cristãos se referem a esse tipo de música.
Mas, vamos lá!

"Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido." (I Coríntios 14:10)
Tudo têm seu sentido, mesmo que não o conheçamos. Tudo é gerado por motivações e com sentidos específicos, sejam eles explícitos ou não.

No dicionário, encontramos por definição que música é a arte de expressar os afetos da alma através de sons.

Através do ritmo, melodia e harmonia eu posso expressar os meus sentimentos sem, até mesmo, usar de palavras.

As músicas seculares são carregadas de mensagens que não expressam os valores estabelecidos por Cristo no tocante a santidade e luta contra o pecado.


E mesmo que não tenham mensagens claramente contrárias, carregam sentimentos na combinação de sons.

Em 384 a.C.(fui longe!), o filósofo Aristóteles disse que os sons carregam sentimentos que podem ser percebidos e perpetuados na alma do ouvinte, podendo gerar, até mesmo, influência no caráter(palavras dele).

Somos influenciados pelas mensagens não explícitas nas canções.

Através dos elementos da música (ritmo, melodia, e harmonia), pode-se criar um ambiente e manipular o sentimento de toda uma platéia.

Já é comprovado cientificamente que os sons altos, combinados com iluminação específica, podem gerar euforia e manipular os sentidos, modificando a estrutura química humana.

A intensidade de um ritmo faz você bater o pé, porém existe uma outra vibração musical que fará você bater palmas. Quem vive de música sabe e utiliza essas coisas! Eu mesmo ouvi um músico mundano dizer que fazem isso...

Perceba como a música nos influencia!
Experimente ver o filme "Tubarão" abaixando o volume da TV durante aquela música de suspense. A música gera um estado de tensão e euforia.


Para cada som existe uma mensagem associada!
Só falta você me dizer aquela famosa frase: Ah! Isso não tem nada a ver...


Precisamos entender que existe um grande poder na combinação dos sons.

"Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu." (II Reis 3:15)

"E sucedia que, quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Daví tomava a harpa, e a dedilhava; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele." (I Samuel 16:23)

Percebe o poder que tem a música?

Assim como a música é um poderoso instrumento nas mãos de Deus para a libertação, afirmo que não há um veículo de manipulação de sentimentos e percepções tão eficaz quanto a música também!

O diabo sabe muito bem disso tudo! Ele era ministro de música.

"Estavas no Eden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias... de ouro se te fizeram os engastes e ornamentos, no dia em que foste criado..." (Ezequiel 28:13)

Os "engastes e ornamentos" segundo a Bíblia na versão Reina Valera em espanhol, quer dizer instrumentos de música (tambores, flautas, etc).
Lúcifer ocupava o lugar especial de ministro de música...


É, galera, precisamos analisar o que estamos ouvindo!

Eu poderia aqui analisar a mensagem de algumas músicas que estão tocando por aí, porém por questões éticas, pois teria que citar músicas e cantores, não o farei...

E não são somente as mensagens não explicitas. Hoje em dia as mensagem claras são gritantes.

Existem músicas que incitam: pedofilia, rebeldia, ira, pornografia, violência, malícia, apologia às drogas, ocultismo, vingança, suicídio, tristeza, homossexualidade, etc.

Galera, diante disso tudo, precisamos saber "... que comunhão pode haver entre a luz e as trevas?" (II Coríntios 6:14b)

Como ouvir algo que está do lado oposto a minha fé?
Se não vai acrescentar em nada a minha fé, se não vai edificar o corpo de Cristo, pra que vou me colocar debaixo dessas influências?


Música do mundo: esta droga me faz mal!

Acima de tudo, ore por esse assunto. Jesus é o nosso Senhor e nos ama profundamente.

Pra terminar:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Filipenses 4:8)



Valeu!

Image and video hosting by TinyPic

3 comentários:

  1. cara muito bom o post! só tens que esclarecer uma coisa (e é sempre esse o problema de quem fala de música sem conhecer um pouco mais!) eu não consigo entender quando dizes que a música incita alguns sentimentos, te pergunto: o que sentes quando escutas a 9ª de Beethoven o 4º movimento? ira? euforia? te leva a usar drogas???
    entendo tua preocupação em dizer que a música que devemos ouvir deve passar valores, como disse o Pr Paulo César do grupo Logos numa entrevista recente, mas não esquece que existe música e letra!
    a música sozinha pode te incitar a reações físicas involuntárias (respiração e frequência cardíaca) mas atitudes apenas as letras - poesia!
    quanto aos exemplos de Davi e o tangedor com Elias quem disse que eles só tocaram? será que não cantaram algum louvor (poesia) exaltando o ETERNO?
    no mais, que DEUS possa te usar como "voz que clama no deserto" para acordar os falsos cristão! DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do fuja crente, e sua posição sempre de não tolerância! hahue

    Eu ouço 90% do tempo música cristã, mas tb ouço um pouco de bandas que gosto que não são cristãs, e acho que não tem nenhum problema. Lógico que analiso as letras p/ não ouvir besteiras ou algo que vá contra a Palavra.

    Sobre a música influenciar isso é verdade, mas tudo que nos rodeia exerce algum tipo de influência em nossas vidas: cores, formas, sons, pessoas. Já que tudo pode nos influenciar, temos que ter sabedoria e discernimento para filtrarmos o que é bom e o que é lixo.

    O blog massa crente tem um podcast bem legal sobre música secular, vale a pena ouvir.

    Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho no celular, pc, ipod musicas cristas.Tambem sempre coloco algumas pregraçoes em mp3 . Tambem montei uma playlist com uma seleçao de louvores que mais gosto. Assim quando quero ouvir uma musica vou la e clico.. louvor puro..rsrs...ou então ponho uma pregação abençoada!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.