Header Ads

Palavrão

Sinceramente fico surpreso quando sei que "o povo que se chama pelo" nome do Senhor (II Crônicas 7:14) faz coisas que não condizem com a Palavra de Deus, que é nosso manual de fé e prática, e ainda acreditam que não há problema algum...

Sei que nenhum de nós é perfeito, mas precisamos permitir que a Bíblia confronte nossos comportamentos e, com o passar do tempo, alcancemos a "estatura de varão perfeito" (Efésios 4:13).
Não é saudável permanecermos como eternas crianças no conhecimento da Verdade e ter o mesmo comportamento de uma pessoa que não teve um encontro com Cristo.

Com as mais diversas justificativas, algumas pessoas mantêm comportamentos totalmente mundanos e, ainda assim, professam sua fé em Jesus Cristo... Alguns tentam justificar dizendo:  "Todo mundo fala!", "Convivo com pessoas que falam no trabalho ou escola e não quero ser visto como um ET!", "Minhas intenções não são ruins ao falar", "Falo palavrão só pra me aproximar do ímpio para evangelizá-lo!"... Essa foi a melhor!

A questão é que justificativas nunca santificarão atitudes erradas!

Sei que minhas palavras podem ser consideradas meros blá, blá, blás...
Mas, vejamos o que a Bíblia - a Palavra de Deus nos orienta...

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Ef 4:29).

"3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;  4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.  5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.  6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  7 Portanto, não sejais participantes com eles" (Ef 5:3-7).

"34  Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.  35 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.  36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;  37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mat 12:34-37).

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1Cor 15:33)".

"Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar" (Col 3:8).

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Col 4:6).

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". (Filip 4:8)
 

As interpretações destes versículos podem variar entre si, mas resta pouca dúvida de que o conjunto deles traz uma mensagem uniforme: o filho de Deus é diferente do mundo, no que pensa e no que fala. A pureza e a santidade requeridas na Bíblia para os cristãos abrange não somente seus atos como também seus pensamentos e suas palavras. 

A intenção aqui não é apontar o erro dos outros e me colocar na posição de perfeitinho, até porque isso não é a realidade e preciso muito da misericórdia do Senhor sobre minha vida. Mas apenas desejo gerar uma reflexão sobre esse tipo de comportamento e fornecer princípios bíblicos para que possamos, por intermédio do Espírito Santo, mudar esse quadro.

Jesus continue abençoando!

3 comentários:

  1. É triste; o convívio muitas vezes nos leva a dizer certas coisas e quando nos damos conta, já virou um costume em nossas vidas. Por isso precisamos estar sempre vigiando, sendo renovados pelo Senhor e jamais nos conformar com o mundo!
    Que Deus esteja sempre a frente do seu blog pra que continue abençoando muitas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, realmente.... porque estamos vivendo no lugar aonde dizem palavrões e uns testemunhos falsos e tais... porém, não devemos copiar deles, e sim copiar do que Jesus fazia qdo em carne e osso aqui na Terra. Nós sabemos q a força do mundo é forte, mas temos sempre de buscar a face de Deus e todos os dias!! Apenas não olhemos nas coisas mundanas, sim no Reino de Deus, amém!! =)

    ResponderExcluir
  3. Diga pra quem tem costume de falar palavrão, mesmo quando sai sem querer... (querendo)... rs.. A cada palavrão, faça uma oração. Se falar 10 palavrões.. 10 orações. Façam isso imediatamente para anular o palavrão, o espírito da consciência melhora..

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.