Header Ads

Pirataria

Num país onde, até mesmo, o ex-presidente, na época ainda em exercício, disse ver dvd's piratas, achamos ser correto fazê-lo. 

E ai de quem tocar nesse assunto...

E você como cristão...

- Baixa cd's, filmes e musicais completos na internet?
- Copia cd's e dvd's que amigos lhe emprestam?
- Possui um famoso GatoNet, tendo direito a vários canais de filmes, não pagando o valor legal por esse serviço?
- Tem Gato no sistema elétrico de sua casa, para reduzir o valor da conta?
- Copia texto de outros sites ou blogs, e quando publica no blog pessoal, sequer coloca a fonte? 
- Compartilha uma mesma senha com várias pessoas para acessar certo material, onde nem se sabe quem paga por tal serviço?
- Seu windows foi comprado na banca da "Rua da Feira" ou é original?

É, galera, eu disse que esse assunto era polêmico...
E ,ainda, tentamos justificar tais atitudes alegando que os produtos evangélicos, ou não, são muito caros? 

Antes de mais nada, preciso dizer que não quero ser hipócrita em momento algum. Pois se eu condenar algo que pratico, estarei condenando a mim mesmo.
Não tenho cd's ou dvd's copiados.

Segundo a lei de direitos autorais nº 9610/98, até mesmo converter faixas em mp3 de cd's que comprei é considerado crime. Ops!

São tantas justificativas que arrumamos...

- Os cd's e dvd's gospel são muito caros;
- A TV por assinatura legal não está ao meu alcance;
- A tarifa de iluminação é absurda;
- E por aí vai...

Já existe um processo para reformular a lei de direitos autorais no tocante a passar faixas de cd's que comprei para mp3 para ouví-las em celulares e outros portáteis... Mais ainda não foi aprovada!

Mas, o que seria certo ou errado na questão da cópia de cd's e dvd's?

Vamos para a Bíblia...

"Ai daquele que edifica a sua casa com iniqüidade, e os seus aposentos com injustiça;que se serve do trabalho do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário;" (Jeremias 22:13) 

Pronto, começou o problema!

Não é justo desfrutar de um produto ou serviço sem pagar devidamente por tal produto ou serviço!


O autor de um livro ou cantor, planejam um projeto, trabalham arduamente em toda a produção, que pode durar meses, e depois algumas pessoas desfrutam da sua obra, através de uma xerox, cd pirata, ou, até mesmo, baixam o cd ou livro completo pela internet e o trabalhador não recebe o seu digno salário... Está certo isso? #Pense 



"... o trabalhador é digno do seu salário..." (Lucas 10:7 - trecho)

Alguém ou, provavelmente alguns, trabalharam duro para que um produto de qualidade ficasse pronto e não estão recebendo nada em troca do seu trabalho, quando tantos outros compram cd's ou dvd's piratas ou, até mesmo, baixam inteiros da internet...

Eita assunto polêmico!

Recebi a seguinte crítica pelo twitter: "Não use versículos bíblicos para defender suas próprias idéias ou para manipular as pessoas."

Propagar próprias idéias? 
Manipular pessoas?

Não estou forçando ninguém a pensar como eu!
Não estou afirmando que alguém vai para o inferno por copiar cd's ou dvd's... Também não posso afirmar o contrário!

Esse assunto vai render uma próxima postagem...




O importante é fazer uma reflexão e permitir que o Espírito Santo nos convença de tudo o que há de errado referente, não somente a esse assunto, mas a tudo em nossas vidas! 


Não deixe de comentar, pois seu comentário será utilizado na próxima postagem sobre esse assunto!

5 comentários:

  1. Eu digo logo: tenho CD's baixados e copiados de outros. Sou muito fã de música em geral, não só cristã e, realmente, a um tempo não tinha dinheiro pra comprar CDs, afinal eu era só estudante e minha mãe nao tinha uma condição que permitia isso.

    O que tenho feito, agora q trabalho :D , é comprar um CD por mês - é onde meu salário permite ^_^ - dos que eu andei baixando. Se meu salário melhorar, pode ser mais. Mas desde que eu baixava "loucamente" eu já tinha consciência dessa mensagem desse post, apenas não tinha como por em prática naquele instante.

    Parabéns ao blog, não parem. A paz do Senhor seja com todos! \o/

    ResponderExcluir
  2. Penso da mesma maneira. Procuro ter tudo original pagando o trabalho de cada produtor. Embora eu seja contrário ao mercado gospel atual onde não se faz nada sem receber em troca. De pregação, testemunho, livros, cds, dvds... tudo é pago. Eu posso escrever um livro e disponibilizar gratuitamente na web sem cobrar nada. O que me impede de fazer isso? Mas infelizmente a esmagadora maioria hoje não faz nada por amor e sim por dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. E se eu não tenho condições de comprar? Não escuto nada? Faço o que?

    ResponderExcluir
  4. Bom convenhamos que , pagas 3 reais por 1 dvd pirata é melhor que pagar 30 por um original , que nen devia valer tanto assim .

    ResponderExcluir
  5. Teve um tempo que me incomodei muito com essa questão de pirataria, resolvi apagar todas as músicas que tinha copiado, e a minha biblioteca era muito grande, uma das maiores dentre os meus amigos, quebrei todos os cds copiados que tinha, fiquei mais de um ano sem ouvir nada de novo, por não ter condição de comprar cds novos, fiquei desatualizado e tudo o mais que você imaginar.
    Hoje minha biblioteca conta com mais de 2000 CDs, todos do gênero gospel, sendo que não gastei nada pra isso! A Nokia fez uma promoção com seus aparelhos celulares que dava direito a um ano de download da Loja de Músicas (Ovi Store), baixei cds à vontade!!
    Acredito que foi uma dádiva, sim! Mas não quero com isso, dizer que se você jogar fora tudo pirata Deus vai te dar todos esses cd's, mas quero dizer que se você sente no seu coração algo incomodando, parta pra cima que Deus vai te honrar!!
    E ainda tem mais, hoje eu pago uma mensalidadezinha de R$ 15,00 (menos que o preço de um CD) num famoso aplicativo de músicas, e já tenho mais de 150 CD's a maioria lançamento, fora os cds que não tive interesse de obter... Música pra dar com pá!
    A gente tem que entender que não é tudo que podemos ter sempre.
    Não é porque não posso ter uma Ferrari que vou comprar uma Ferrari roubada!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.