Header Ads

Existe diferença entre "pecadinho" e "pecadão"?

Recebi por e-mail a seguinte pergunta: Existe um pecado maior que o outro?

Sinto informar que minha resposta não será uma autorização para cometer os chamados "pecadinhos"...

O ser humano sempre busca uma maneira de justificar suas atitudes erradas. Quando uso a expressão "ser humano" quero dizer que estou incluído no meio dessa galera, portanto, sei bem como isso funciona!

Justificar o que é errado, não converte a atitude errada em algo correto, ainda que a justificativa seja, diante dos homens, algo infalível.

O Senhor Jesus tirou o pecado do campo das atitudes para o campo das motivações do coração quando afirmou: "... todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mateus 5:28)


Cobiçar = desejar de forma imoderada aquilo que não é nosso por direito.


Perceba que o ato do adultério é igualado à motivação do coração ao desejar uma mulher. Ou seja, é o "pecadinho" e o "pecadão" sendo considerados a mesma coisa.


Nós, como meros mortais, consideramos um determinado pecado com peso maior que outro. Geralmente, abominamos a pedofilia, a homossexualidade, o adultério, mas aceitamos viver em mentiras, fofocas e, até mesmo, em pequenos furtos, acreditando que, por serem "pecadinhos", Deus não levará tando em consideração!


Na verdade, o pecado gera uma separação entre nós e Deus. Essa é a consequência automática do pecado, seja ele considerado por nós como "pecadinho" ou "pecadão". 


“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59. 2).

O pecado nos afasta de Deus - essa é a primeira consequência de todo pecado!

Acredito que o motivo pelo qual medimos o tamanho do pecado, seja pelas consequências que cada atitude provoca.
Portanto, pecado é pecado, mas a proporção de suas consequências está diretamente ligada ao pecado cometido, porém a separação de Deus é instantânea em todo pecado!

Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores de todos os tempos, disse: "Entre o mal maior e o mal menor não faça nenhum dos dois."


Não devemos andar preocupados com o tamanho do mal numa determinada atitude, pois não somos chamados para o mal.


"Confia no SENHOR e faze o bem..." (Salmos 37:3a)


Somos chamados para o bem e não para o mal!


Existe diferença entre "pecadinho" e "pecadão"?


Não. Todo pecado nos afasta e separa de Deus, mesmo que as consequências sejam específicas ao pecado cometido.


Certa vez ouvi: "Prefiro pecar por zelo, do que por irresponsabilidade". Prontamente respondi: "Prefiro não pecar!"


Que o Senhor Jesus continue nos iluminando!


Amo vocês!

7 comentários:

  1. Hoje 17 dias sem cometer qualquer pecado na área sexual. Esta noite cheguei a sonhar com algo. Espero continuar persistindo. eus me ajude e me dê paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu infelismente cai nesse final de semana.mas deus está me guiando para a liberdade,orem por mim.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que se passa mais uma vitoria. Todo dia é dia de luta e Deus esta comigo, determinação e fé. Gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Senhor, até aqui Deus tem me ajudado a me manter nos seus caminhos e caminhando para santidade, não me lembro de outras vezes que fiquei tanto tempo sem pecar e mesmo assim não sentir falta, nem sequer ter pensamentos, no começo foi dificil..
    Deus ajuda quem quer ser ajudado, Eis me aqui Senhor, já errei tanto, mas agora estou dispoto a ser Teu em santidade!!!
    Obrigado "FujaCrente"
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Graças ao nosso bom Deus, hoje é o 17º dia sem cometer pecados "sexuais". Apesar das tentações as vezes virem a minha mente em pensamentos ou pesadelos...Entretanto, encaro como consequências dos meus antigos atos pecaminosos...

    Oremos uns pelos outros.

    ResponderExcluir
  6. 17 dias sem cometer pecado sexual na área física, porém ainda travo lutas com o desejo do coração. Me sinto mais motivado e não sozinho mais. Graças damos a Deus por todas as dádivas que tem enviando para livrar nossas almas do abismo.

    ResponderExcluir
  7. Ontem fui tentado fortemente mesmo,nem acreditava que resisti, foi horrível, muito horrível.Ainda estou sendo tentado, me ajude em oração meus irmãos.Hoje 17º dia sem os pecados sexuais.Peço a Deus que me ajude.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.