Header Ads

Entrevista exclusiva com a Banda O REIno


Figurando entre os 100 artistas mais buscados no MySpace em 2010, a Banda O REIno, formada por Rafael Mendonça (vocal e guitarra), Bruno Isidoro (baixo), Kadú Fernandes (bateria, percussão e vocais), Tiago Farias (guitarra e vocais) e Angelo Alves (teclados), vem desde 2007 fazendo um pop-rock cristão que vai além dos antigos chavões do meio gospel com canções baseadas em fatos do cotidiano da sociedade e perspectivas alternativas. O nome – O REIno – foi inspirado no filme Cruzada, estrelado por Orlando Bloom em 2005 cujo título original é Kingdom of Heaven (Reino dos Céus) e é esse Reino que eles pretendem anunciar para um público que se sente familiarizado com o estilo dos músicos que carregam influências de bandas renomadas no pop-rock cristão como Palavrantiga, Oficina G3, Fruto Sagrado, Resgate, Switchfoot, Third Day e Kutless.
 
Vindos do subúrbio do Rio de Janeiro, os cinco componentes lançaram seu primeiro CD de forma independente: Saindo da inércia, com dez canções compostas pelos próprios músicos que passam a verdade do Evangelho para o jovem sem parecer piegas. O álbum levou um ano e meio para ficar pronto e, dentre as faixas, destacam-se Um caminhoEsperando por você (Jardim de cores lindas) e Te agradecer.


Entrevista exclusiva:

@FujaCrente: Louvamos ao Senhor pela diversidade de sons e ritmos que hoje enriquecem o meio gospel. Há poucos anos atrás, era algo considerado pecaminoso, mas hoje os novos sons são utilizados de forma eficaz e estratégica para evangelizar jovens e adolescentes. Sabemos que o pop-rock é um estilo musical que ainda sofre muito preconceito no Brasil. Vocês já sofreram algum preconceito musical no meio evangélico?

O REIno: Já aconteceu sim. O preconceito no nosso caso ocorre por vários motivos na verdade. Por exemplo, podemos citar oportunidades em que tocamos em igrejas mais conservadoras onde nossa música era rock demais e também em determinados eventos onde nosso rock era de menos. As pessoas têm que perceber que música é algo que vai além de estilo, seja rock, soul, funk ou hip-hop. O importante é a mensagem que é transmitida através dela.

@FujaCrente: A Banda surgiu em 2007 já com essa identidade que é o pop-rock cristão ou passearam por outros estilos?

O REIno: A banda surgiu no dia 07 de agosto de 2007 com o propósito de ser uma banda nessa vertente do rock;  mesmo porque é a característica marcante em cada um de nós musicalmente falando e porque a gente sentiu, como ouvintes, uma carência grande nessa área.

@FujaCrente: Qual a maior dificuldade enfrentada pela banda no início de sua formação?

O REIno: Como na proposta do CD, a maior dificuldade no inicio foi vencer a inércia. Achar pessoas que se enquadrassem no projeto e que se comprometessem com ele, além de ter que vencer a barreira do tempo e do dinheiro, mas até aqui tem nos ajudado o Senhor!

@FujaCrente: A experiência de reunir uma galera de Cristo para tirar um som de qualidade é, realmente, muito boa. Mas qual foi a experiência mais marcante para a banda durante seu tempo de existência?

O REIno: A gente tem muito pouco tempo de banda na verdade, mas o que mais marcou foi a gravação do nosso primeiro CD - Saindo da Inércia. A maioria das bandas que estão começando termina antes de gravar e nós vencemos essa etapa.

@FujaCrente: A banda O REIno esteve entre as 100 bandas mais acessadas no ano passado no MySpace Brasil. O que isso representa para a Banda?

O REIno: Acho que toda banda sente um pouco de receio com relação à forma com que as pessoas estão recebendo sua música e conosco não é diferente. Assim, estar no Top100 de um site importante como era o MySpace na época é o reconhecimento da galera que ouve nossa música.

@FujaCrente: Antes da banda O REIno existir, vocês já eram amigos? Faziam parte de alguma outra banda?

O REIno: Já éramos todos amigos e além de morarmos praticamente todos na mesma rua frequentávamos também a mesma igreja. Existiam projetos anteriores ao REIno que não saíram do papel, mas que acabaram somando à banda.

@FujaCrente: Das 10 faixas do CD "Saindo da inércia", qual é a mais especial para vocês e por que?

O REIno: É difícil falar das próprias músicas e mais difícil ainda é ter que escolher uma delas. Na verdade, as músicas que estão no CD já são resultado de diversas canções e o fato de que nós mesmos compormos as músicas faz com que cada uma delas seja especial porque é a nossa vida. Mas se temos que escolher uma que seja Início e fim (Confiarei) que acho que relata o desejo mais profundo dos nossos corações.

@FujaCrente: Qual o real significado do título do CD "Saindo da inércia"?

O REIno: Além do desejo de sairmos do nosso estado de conforto, seja com a vida, com a Igreja e com Deus, é um convite a todos que estão congelados pela religião a se movimentarem em direção Àquele que tem sido nosso alvo: Jesus Cristo.

@FujaCrente: Todos os componentes da banda fazem parte de uma mesma Igreja?

O REIno: Não, pertencemos a igrejas diferentes, o que de forma nenhuma nos atrapalha.

@FujaCrente: Se não fossem músicos, seriam...

Não só seríamos como somos!

Rafael Mendonça (vocal e guitarra): Microempresário
Bruno Isidoro (baixo): Técnico de informática
Kadú Fernandes ( Bateria, percussão e vocais): Encarregado de limpeza profissional
Tiago Martins (Guitarra e vocais): Advogado
Angelo Alves (Teclados): Historiador

BATE BOLA com a Banda O REIno

Um lugar: Estúdio Hora do Som onde nos reunimos sempre para ensaiar
Uma viagem: A que estamos planejando fazer para São Paulo em abril
Um texto bíblico: João 3 quando Jesus desafia Nicodemos a sair da inércia
Futebol: É necessário
A Bíblia: É fundamento
Uma comida: Cachorro-quente com bacon (quem nunca comeu precisa experimentar)
Uma bebida: Guaraná Antártica (sempre presente em nossas reuniões)
Saúde: Futebol
Vidas: Nosso principal objetivo a cada ministração
Jesus: Consumador de todas as coisas
Família: Nosso porto seguro
Amigos: Como diz uma canção de O Rappa, para ser amigo “não precisa ter conta sanguínea, é preciso ter sempre um pouco mais de sintonia”
Igreja: Local da obra e onde vamos recarregar as baterias
Música: É fundamental na vida do adorador
Carreira: O meio de fazer o querer de Deus
Internet: Um “mal” necessário

@FujaCrente: Nosso site é voltado para jovens e adolescentes. Deixe uma mensagem para a galera:

O REIno: Que essa juventude se levante e se desafie a sair da inércia. Nesses últimos tempos, Deus conta com uma geração de jovens dispostos a fazer a diferença, a não serem mais um no meio da multidão. Levantem e vamos rumo aos nossos objetivos sem deixar de olhar para o alvo que é Cristo, o autor e consumador da nossa fé.

Vamos ver e ouvir uma das músicas do CD - Saindo da Inércia
"Um Caminho"



CONTATOS E CONVITES

Tel.: (21) 7829-4502
www.bandaoreino.com.br
www.facebook.com/bandaoreino
www.myspace.com/bandaoreino
E-mail: contato@bandaoreino.com.br
Twitter: @bandaoreino

Clique aqui e compre o CD "Saindo da Inércia"

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.