Header Ads

Ligação de alma - Parte 2

Se ainda não o fez, leia a primeira parte deste artigo

2- Ligações de alma entre amizades.

É um outro tipo de ligação entre almas que é pura e está baseada no amor.
- 1 Sm.18:1 - amizade entre Jônatas e Davi: "Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de
Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma". Esta amizade foi muito elevada e em todo o tempo houve presença de amor e respeito um pelo outro.
- Vs.3 – fizeram uma aliança;
- Vs.4 – disposição em despojar; capa – (cobertura), armadura, espada, arco, cinto (você não está sozinho).
- Temos outro exemplo entre Noêmi e sua nora Rute. Nos dias em que os juizes governavam houve um período de grande fome na terra e a família de Noêrni (ela, o marido Elimeleque e os dois filhos Malom e Quiliom) partem em direção à Moabe e ali permanecem. Seu marido morre e os dois filhos casam-se com mulheres moabitas (Orfa e Rute). Passando-se alguns anos morreram também os dois filhos, ficando assim Noêmi desamparada de seus dois filhos e de seu marido. Assim sendo Noêmi e as duas noras saem de Moabe, caminhando para a terra de Judá novamente, pois ouvia-se que o Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão. Noêmi então sugere às suas noras, agora viúvas, que cada uma delas volte para a casa de sua respectiva mãe. Quando Noêmi as beijou, ambas levantaram a voz e choraram. Veja no entanto o final desta situação em Rt.1:14-17: "Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada. Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. " Uma forte ligação entre almas estava estabelecida entre Rute e Noêmi.

2.1 Ligações com más amizades

"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. " (I Cor. 15:33)
As pessoas são facilmente influenciadas pelas amizades, por isso há a necessidade de se escolher uma boa classe de amizades.
As ligações com más companhias enredam tanto a pessoa ao ponto da mesma acabar sendo presa nas garras da maldade.
- Pv.22:5;24-25: "Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles. Não faças amizade com o iracundo: nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma."

2.2 Sintomas que evidenciam uma dependência emocional

1- Ciúmes frequentes(exclusividade, possessão);
2- Dependência emocional da outra pessoa;
3- Se aborrece irracionalmente;
4- Se preocupa demasiado com o outro (problema, aparência, etc);
5- Não tem planos de curto e longo prazo sem incluir a outra pessoa;
6- Não vê as faltas do outro de maneira realista.

2.3 Adultério de alma

Quando se extrapola os limites dos relacionamentos:

1- Pessoa casada com pessoa solteira;
2- Pastor e ovelha;
3- Conselheiro e aconselhado;
4- Entre namorados que dizem: “já fiz tudo, só não ouve penetração”.
5- Entre ovelhas e ovelhas (mesmos problemas...)

3- Ligações de alma no corpo de Cristo

At.4:32 "Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. "
A igreja é composta de muitos membros que são unidos e edificados juntos em amor (Ef.4:16).
As ligações de alma no Corpo de Cristo não somente são desejáveis, mas também necessárias. Estas ligações ou ligaduras ajudam o Corpo de Cristo a amadurecer e a cumprir o seu chamado.

3.1 Ligações demoníacas dentro da igreja

Às vezes existem ligações dentro de uma congregação, que se opõem à unidade do corpo, sendo muito oposto àquilo que é cantado nos cânticos que falam de comunhão e unidade. Certas ligações entre almas se formam entre grupos de pessoas dentro da igreja, as quais são um impedimento e causam divisões. Estes grupos de pessoas destroem a harmonia e a unidade da igreja.
- Espírito de Absalão (alguém diz: você foi injustiçado pela liderança, se fosse eu... estão te podando...).
- Quando se reúnem para um almoço ou jantar, o prato servido é: “Pastor” ao molho... “diácono” assado.... “presbítero” á parmegiana, etc.

Existem pastores que unem os membros da igreja a eles, em vez de uni-los a Cristo. Um pastor ditador e manipulador forma ligações de alma entre ele e a sua congregação.
Ligações de alma podem ser formadas intencionalmente pelos métodos do pastor, ou podem ser iniciadas pelos membros da congregação, os quais idolatram o pastor, colocando-o acima de Cristo. (Existem pessoas que estão tão ligadas aos seus pastores que o consideram um ídolo, a tal ponto de nem sequer desejar ouvir mensagens de outros pregadores).

O apóstolo Paulo encontrou este tipo de erro tocante a ligações de alma, quando escreveu à igreja de Corinto: "Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois por ventura carnais, e não estais andando segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?" (I Cor. 3 :3-5)

Alguns líderes têm usurpado a posição de Cristo, e eles têm se colocado como cabeça da igreja e as pessoas se ligam ao pastor e não a Cristo. Este problema é um dos principais impedimentos para a comunhão cristã entre as pessoas de diferentes denominações. A lealdade destas pessoas está ligada ao homem em vez de Cristo.

4- Ligações entre pais e filhos

"Agora, pois, se eu for ter com o teu servo, meu pai, e o menino não estiver conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele, acontecerá que, vendo ele que o menino ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza ao Seol."(Gn.44:30-31).

O amor de Jacó para com seu filho Benjamim era exagerado, porque pensava que José havia morrido, embora esta é a ilustração de ligações de alma que geralmente existem entre pais e filhos.
Quando uma criança nasce, este bebê deve ser unido com seus pais, os quais demonstram o seu amor para com ele de diferentes maneiras. Deste modo uma ligação sadia de alma se forma, a qual ministra amor e segurança a esta criança. Esta ligação de alma entre pais e filhos é muito necessária para estabelecer a personalidade dos filhos.

4.1 Ligações familiares pervertidas

Dentro da família existem ligações de alma muito íntimas, as quais Satanás deseja perverter.
Existem pais que embora os filhos já estão casados, ainda não cortaram o "cordão umbilical", agindo de maneira possessiva, controladora e manipuladora sobre a vida dos filhos e até mesmo na nova família formada. Esta situação traz efeitos destrutivos. Por isso Deus manda que "deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. " (Ef. 5:31). Quando o pai dá a filha em casamento, ele rompe o "cordão umbilical" com ela, a favor de seu esposo. Quando o "cordão umbilical" não é rompido 'no tempo assinalado, então o que era bom e benéfico chega a ser maligno, por meio do controle e possessão da parte dos pais.

O "deixar pai e mãe" não quer dizer que a relação é rompida com os pais. Acima disto, fala do amadurecimento da relação entre pais e filhos que acompanha o processo de maturidade entre eles.
Outra forma de ligações pervertidas entre os membros da família são as perversões sexuais. Isto ocorre quando há relações de incesto entre pai e filha, mãe e filho, irmão e irmã, sogro e nora, sogra e genro e outras relações perversas entre parentes próximos.

5- Ligações formadas pelo homossexualismo e lesbianismo

As ligações perversas não somente limitam-se às que são formadas com pessoas de sexo oposto, mas também são formadas por pessoas do mesmo sexo. Os homossexuais e as lésbicas tratam de mascarar o prejuízo contra o seu pecado chamando-se de "amantes", porém Deus declara que a sua motivação é a luxúria.
"Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. " (Rm.1:26­,27)

O homossexualismo e o lesbianismo formam laços de alma entre homem e homem ou entre mulher e mulher. Eles ligam as suas almas através do sexual ato de sodomia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.